ASSIMASSIMASSIM
(81) 99130-3216
associacaoassimagroeco@gmail.com
ASSIMASSIMASSIM

ASSIM promove uma experiência no campo para alunos da UFPE

A comunidade rural do Marreco, onde está localizada a sede da ASSIM, recebeu um grupo de alunos/as da disciplina de Agroecologia, do Curso de Graduação e Pós-graduação de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e integrantes do Núcleo de Educação, Pesquisas e Práticas em Agroecologia e Geografia (NEPPAG). A visita aconteceu nesta segunda (20) e terça- feira (21).

A aula de campo aconteceu a partir da vivência da realidade local e da observação da diversidade dos sítios e da natureza.  O objetivo da visita foi aprender e debater a partir da escuta junto com os agricultores/as. Além de despertar a retomada da natureza na saúde, na agricultura e na valorização da juventude e das mulheres.

Foram realizadas atividades na sede da ASSIM, e sítios nas Comunidades Imbé, Marreco e Sítios vizinhos, no município de Lagoa de Itaenga. Eles conheceram as propriedades dos agricultores Arnaldo, Manoel Machado, Maria de Fátima, Jailson e Antônio.  Além de visitarem a Comunidade da Camboa e o Rio Capibaribe. Sempre abordando a relação com a natureza e a história de luta das comunidades de agricultores/as rurais.

De forma prática, os alunos aprenderam aspectos da Geografia relacionados a sociedade- natureza, ao modo de vida camponês e a produção de alimentos pelas comunidades em um processo de transição agroecológica. A visita abordou as dimensões ecológica, agrária, social, econômica e da reprodução da vida.

AGENDAMENTO// Quem desejar conhecer esse itinerário rural e realizar um intercâmbio agroecológico entre em contato conosco! Estamos disponíveis para agendamento. Entre em contato: 81 97916-2630 (Rosinete)

 

 

Leave A Comment