O evento promove formações para alimentação saudável e sustentável, estimula a prática agroecológica, a geração de renda, o consumo consciente e a segurança e nutricional e a soberania alimentar
Sabemos que uma alimentação equilibrada é fundamental para melhorar a condição de saúde e prevenir doenças. Mas, deixar os maus hábitos alimentares e manter o corpo em equilíbrio físico e emocional acaba sendo um desafio para a maioria das pessoas. Pensando nisso, a ASSIM (Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidades do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos) realiza o Workshop Gastronômico Agroecológico, que trará informações sobre a importância da alimentação saudável e sustentável. O evento acontecerá no próximo dia 1º de Setembro, na sede da ASSIM, localizada no Sítio Marreco, Zona Rural do Município de Lagoa de Itaenga, no horário das 8h às 16hs.
A programação do evento conta com oficinas de gastronomia sustentável, feira gastronômica agroecológica e de artesanato, expositores com degustação de pratos típicos regionais, atividades recreativas para a família, serviços de saúde, praça de alimentação, doação de mudas nativas e frutíferas, apresentação cultural, promoção do turismo rural agroecológico através da visitação com roteiros turísticos, e promoção do controle social, prática realizada pelas organizações de controle social, que realizam venda direta dos produtos orgânicos.
A programação formativa conta com uma oficia Confeitaria Funcional, Sucos Detox e suas funções, Alimentação Saudável e Culinária Nordestina e Alimentação Fitiness e uma roda de conversa sobre Alimentação saudável e reposição hormonal.
“As oficinas são todas gratuitas e oferecem certificado para os participantes. A metodologia contará com momentos práticos também para garantir a interação e o aprendizado dos participantes. Os temas convergem para a temática central do evento e busca demonstrar a utilização dos alimentos orgânicos para uma alimentação nutricional e sustentável. As inscrições para as oficinas podem ser realizadas no dia do evento ou de forma antecipada nos canais de atendimento da ASSIM”, explica Rubenice Freitas Coordenadora do Projeto Ecoturismo Guia para o Futuro, integrante da diretoria da ASSIM, responsável pelo evento.
O Workshop Gastronomia Agroecológica também celebrará a abertura da Primavera. Será realizada uma Oficina sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s) o florir da Primavera, para os visitantes conhecerem as flores comestíveis e seu uso na alimentação. Ênfase ainda para o lançamento do espaço de comercialização e vivência Ecocultural que soma a programação do Workshop, com a participação das famílias dos agricultores que estão recebendo os roteiros de Ecoturismo no território de atuação da ASSIM.
O destaque do Workshop é a interação e a integração das crianças e dos adolescentes no turismo rural pedagógico e agroecológico, e a participação dos jovens empreendedores da comunidade junto aos seus familiares que fazem parte da ASSIM.
“Pela primeira vez as famílias de base agroecológica têm oportunidade de reunir em um único evento e apresentar a diversidade de produtos que são cultivados em seus sítios e mostrar o potencial da produção agroecológica do nosso território, como também ser atrativos para a promoção do turismo rural agroecológico. A ASSIM segue fortalecendo a soberania alimentar e promovendo a segurança alimentar nutricional para os agricultores que são acompanhados pela Instituição, e ofertando produtos de qualidade para os nossos visitantes”, comenta Veronice Maria, Coordenadora do Projeto Ecoturismo 60+ e Integrante da diretoria da ASSIM.
Sobre a ASSIM- A Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidades do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos – ASSIM foi fundada em 1998 por um grupo de agricultores/as familiares, no município de Lagoa de Itaenga, Zona Rural de Pernambuco. A instituição trabalha na produção sustentável de orgânicos, adotando a base agroecológica, cultivando hortaliças e frutas. Desenvolve ações para se consolidar como referência na produção orgânica de plantas, criação de animais e no beneficiamento de produtos locais.