Iniciamos, nesta terça- feira (25), as aulas práticas do Projeto Raízes: Formação, Inovação e Geração de Renda, realizado pela ASSIM.
O público abrange adolescentes e jovens, alunos da rede pública de ensino e que tem interesse pela Agroecologia, moradores das Comunidades de Marreco, Camboa e Cai- Cai, na Zona Rural de Lagoa de Itaenga.
A primeira aula para a capacitação dos alunos para a transição agroecológica aconteceu na mata do Sítio Machados. A proposta foi apresentar a Agroecologia como a Ciência da Vida, a partir da visita a um ecossistema, além de apresentar informações sobre os primeiros estudos sobre Ecologia, ainda na década de 60.
O oficineiro Paulo Santana explicou que essa variedade de ambientes proporciona aos estudantes a chance de estudar diferentes formas de vida, interações entre espécies e observar ecossistemas em equilíbrio.
O Objetivo do Projeto Raízes é transformar jovens e adolescentes das Comunidades Rurais agentes da transição agroecológica em suas propriedades, estimulando a sua autonomia e independência econômica e social, por meio de assistência técnica, de práticas inovadoras e de geração de renda.