ASSIMASSIMASSIM
(81) 99130-3216
associacaoassimagroeco@gmail.com
ASSIMASSIMASSIM

Idosos redescobrem o valor da alimentação saudável, no Recife

Alimentação saudável na terceira idade é sinônimo de qualidade de vida. No Recife, um projeto encontrou meios para estimular o consumo de alimentos que contribuem para o fortalecimento e para a prevenção de doenças comuns nessa fase de vida. O Projeto Vivendo e Aprendendo: entretenimento, aprendizagem e alimentação saudável foi executado em oito grupos de convivência de pessoas idosas (GCI) do Recife, no período de um ano. Na última sexta- feira (28), aconteceu um encontro para o encerramento das atividades. A solenidade reuniu representantes dos GCI que participaram do projeto e aconteceu na sede do Grupo de Idosos Paz e Amor, localizada a Rua Manoel Alves Deus Dara, s/n, Engenho do Meio, Recife.

Destaque na programação para a apresentação do esquete “Vila das Flores”, com a participação do grupo de idosas da Geração Futuro, de Lagoa de Itaenga.

O Projeto Vivendo e Aprendendo: entretenimento, aprendizagem e alimentação saudável buscou fortalecer a participação ativa e contínua de idosas e idosos dos GCI do Recife, como o objetivo de que “se reconheçam como atores sociais de um projeto de cidade sustentável, que promove e assegura os diretos sociais do idoso e a segurança alimentar”.  Mobilizando a participação de cerca de 250 pessoas idosas de vários bairros periféricos do Recife: o Beija-flor (Casa Amarela), o Beleza Pura (Mustardinha), o Velha Guarda (Barro), o  Vovó Nair (Areia), o Alegria de Viver Bem (Várzea), o Sinto a Vida Renascer (Mustardinha), Paz e Amor (Engenho do Meio), De Bem com a Vida (Cosme e Damião) e a Pastoral de Idosos de Beberibe. O projeto foi proposto e realizado pela ASSIM (Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidades do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos), com sede na zona rural de Lagoa de Itaenga, referência na produção de orgânicos em Pernambuco.

O projeto ofereceu para cada GCI um curso de cinco oficinas sobre alimentação saudável. Agricultoras familiares da ASSIM trouxeram receitas saudáveis e debateram sobre a Agroecologia e o consumo de orgânicos. Segundo Veronice Maria, coordenadora do projeto, as atividades mais aguardadas do Vivendo e Aprendendo foram as visitas à sede e aos sítios agroecológicos. Idosas e idosos recifenses foram ao campo e se deliciaram passeando nos roçados, visitando as hortas, colhendo, plantando, sentindo o cheiro das hortaliças, fazendo beiju, reunindo-se à sombra das mangueiras.

Todos, idosas e idosos, sentiram a força da Agricultura Agroecológica. Viram de pertinho o modelo de produção orgânica da ASSIM. Nos sítios, convivendo com os/as agricultores/as familiares observaram e sentiram com alegria, que o campo pode ser um lugar de bem estar, de boas condições de vida, de fraternidade, ambiência coletiva e justiça social. Identificaram plantio e o consumo de alimentos saudáveis como estratégia em defesa do planeta, da saúde e do bem estar.

Como resultado, Rosinete da Silva, presidente da ASSIM, destaca que o Vivendo e Aprendendo conseguiu promover ações para o “bem estar físico, social e psicológico das pessoas idosas participantes, contribuindo para o aumento da autoestima, satisfação e realização das pessoas dos Grupos de Convivência do Recife, através dos princípios e práticas do envelhecimento ativo”.

O Projeto Vivendo e Aprendendo foi proposto e aprovado no marco referencial do Chamamento Público 08/2021, realizado COMDIR – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife / Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas SDSDHJPD da Prefeitura da Cidade do Recife.

Leave A Comment