APRESENTAÇÃO
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Implantar nas feiras orgânicas espaços de interação, aprendizagem e mobilização social animando as pessoas idosas e seus familiares a adotarem os rumos de um envelhecimento saudável e ativo, com participação e segurança.
Assegurar a melhoria da infraestrutura, do planejamento e gestão participativa das feiras orgânicas, aprimorando a distribuição e comercialização dos produtos saudáveis e a relação entre clientes pessoas idosas produtoras e feirantes de produtos agroecológicos.
Ampliar e fortalecer a produção, manipulação e processamento de produtos agroecológicos, tendo como público prioritário os agricultores/as familiares idosos e idosas, e mulheres, reconhecendo seu protagonismo, favorecendo a autonomia econômica através da inclusão produtiva e da geração de renda.
A metodologia do plano de trabalho envolve alguns eixos de atuação, sendo eles:
Eixo 1 – Nos Trinques - Vivendo e Aprendendo
Contempla as ações de mobilização e aprendizagem de mulheres idosas da zona rural de Lagoa de Itaenga e pessoas idosas clientes das feiras agroecológicas. Para esses públicos o projeto oferece capacitações no campo dos seus direitos, no campo da Agroecologia e do consumo consciente. Oferece oportunidades de viagens e intercâmbios que dinamizam suas vivências e abre caminho para ampliar suas visões de mundo e de práticas para com sua própria saúde, segurança, aprendizagens e participação social, pilares do Envelhecimento Ativo.
Esse eixo pretende organizar um Grupo de Convivência Vivendo e Aprendendo para 15 a 20 mulheres idosas da zona rural, integrante do Núcleo de Produção Agroecológica de Lagoa de Itaenga. Em encontros quinzenais na ASSIM, elas estudam o Estatuto da Pessoa Idosa, realizam atividades de recreação e participam de atividades no campo e na cozinha comunitária, rodas de conversa sobre suas vivências, necessidades e expectativas, controle de indicadores de saúde (pressão arterial, diabetes, obesidade).
Além de promover atividades de mobilização e capacitação de pessoas idosas realizadas nas feiras agroecológicas. No decorrer destes encontros os clientes idosos se inscrevem para fazer a viagem de intercâmbio aos sítios agroecológicos da ASSIM.
Eixo 2 - Nos Trinques - Feiras Agroecológicas
Direcionado para o aprimoramento das condições de funcionamento das feiras agroecológicas, visando a consolidação de ações empreendidas na edição anterior do projeto, dentre elas, o fortalecimento da gestão participativa das feiras.
Estão previstas atividades voltadas para a melhoria da infraestrutura (bancas, fardamentos, balanças eletrônicas, sacolas ecológicas, galeias etc.), da logística de acondicionamento e transporte, bem como da diversificação dos produtos orgânicos ofertados.
Este eixo também contempla atividades que visam o fortalecimento dos empreendimentos, e/ou o fortalecimento de negócios, relacionados com atividades que integram a cadeia produtiva no campo da Agroecologia: insumos, produção, processamento, distribuição e o consumidor final.
Eixo 3 – Nos Trinques - Alimentando a Cidade
Visa a consolidação do trabalho iniciado em 03 núcleos agroecológicos. Para o fortalecimento das ações junto a agricultores e agricultoras idosas/os, estão previstos momentos de formação, de assistência técnica, intercâmbios nas propriedades.
As visitas de assistência técnica e extensão rural – ATER, mensais, são momentos de orientação prática quanto à necessidade de redirecionamento e/ou ajustes na transição agroecológica, tendo em vista as diferentes situações das propriedades acompanhadas. Assim, o aperfeiçoando das práticas vai sendo possível para o bom desempenho e o desenvolvimento técnico, econômico e social destas unidades para um maior retorno financeiro e organizativo.
Eixo 4 – ASSIM melhor ASSIM
Propõe a continuidade da ação de qualificação e fortalecimento institucional, da ASSIM, necessárias e importantes para que a organização continue contribuindo para o desenvolvimento da região, o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação tanto voltados para as ações da própria ASSIM, quanto para contribuir com as estratégias de comercialização dos produtos.