ASSIMASSIMASSIM
(81) 99130-3216
associacaoassimagroeco@gmail.com
ASSIMASSIMASSIM

Projeto Nos Trinques II

APRESENTAÇÃO

O Projeto Nos Trinques II é realizado pela ASSIM e inspirado na Política Nacional do Idoso, Lei nº 8.842/1994, tem como diretriz viabilizar “formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso, que proporcionem sua integração às demais gerações”. Assim sendo, oferece a oportunidade de atuar na mobilização de pessoas idosas e seus familiares, através da formação de núcleos rurais de produção agroecológica e de outros espaços para que adotem os princípios e os fazeres da Agroecologia no seu cotidiano e influenciem as pessoas do seu ciclo de relacionamentos.

OBJETIVO GERAL

Promover a participação ativa e contínua de pessoas idosas e seus familiares, para que se reconheçam como atores sociais de um projeto de cidade sustentável, que fomenta novas formas de ocupação, renda, consumo consciente e a segurança alimentar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Implantar nas feiras orgânicas espaços de interação, aprendizagem e mobilização social animando as pessoas idosas e seus familiares a adotarem os rumos de um envelhecimento saudável e ativo, com participação e segurança.

Assegurar a melhoria da infraestrutura, do planejamento e gestão participativa das feiras orgânicas, aprimorando a distribuição e comercialização dos produtos saudáveis e a relação entre clientes pessoas idosas produtoras e feirantes de produtos agroecológicos.

Ampliar e fortalecer a produção, manipulação e processamento de produtos agroecológicos, tendo como público prioritário os agricultores/as familiares idosos e idosas, e mulheres, reconhecendo seu protagonismo, favorecendo a autonomia econômica através da inclusão produtiva e da geração de renda.

A metodologia do plano de trabalho envolve alguns eixos de atuação, sendo eles:

Eixo 1 – Nos Trinques - Vivendo e Aprendendo

Contempla as ações de mobilização e aprendizagem de mulheres idosas da zona rural de Lagoa de Itaenga e pessoas idosas clientes das feiras agroecológicas. Para esses públicos o projeto oferece capacitações no campo dos seus direitos, no campo da Agroecologia e do consumo consciente. Oferece oportunidades de viagens e intercâmbios que dinamizam suas vivências e abre caminho para ampliar suas visões de mundo e de práticas para com sua própria saúde, segurança, aprendizagens e participação social, pilares do Envelhecimento Ativo.

Esse eixo pretende organizar um Grupo de Convivência Vivendo e Aprendendo para 15 a 20 mulheres idosas da zona rural, integrante do Núcleo de Produção Agroecológica de Lagoa de Itaenga. Em encontros quinzenais na ASSIM, elas estudam o Estatuto da Pessoa Idosa, realizam atividades de recreação e participam de atividades no campo e na cozinha comunitária, rodas de conversa sobre suas vivências, necessidades e expectativas, controle de indicadores de saúde (pressão arterial, diabetes, obesidade).

Além de promover atividades de mobilização e capacitação de pessoas idosas realizadas nas feiras agroecológicas. No decorrer destes encontros os clientes idosos se inscrevem para fazer a viagem de intercâmbio aos sítios agroecológicos da ASSIM.

Eixo 2 - Nos Trinques - Feiras Agroecológicas

Direcionado para o aprimoramento das condições de funcionamento das feiras agroecológicas, visando a consolidação de ações empreendidas na edição anterior do projeto, dentre elas, o fortalecimento da gestão participativa das feiras.

Estão previstas atividades voltadas para a melhoria da infraestrutura (bancas, fardamentos, balanças eletrônicas, sacolas ecológicas, galeias etc.), da logística de acondicionamento e transporte, bem como da diversificação dos produtos orgânicos ofertados.

Este eixo também contempla atividades que visam o fortalecimento dos empreendimentos, e/ou o fortalecimento de negócios, relacionados com atividades que integram a cadeia produtiva no campo da Agroecologia: insumos, produção, processamento, distribuição e o consumidor final.

Eixo 3 – Nos Trinques - Alimentando a Cidade

Visa a consolidação do trabalho iniciado em 03 núcleos agroecológicos. Para o fortalecimento das ações junto a agricultores e agricultoras idosas/os, estão previstos momentos de formação, de assistência técnica, intercâmbios nas propriedades.

As visitas de assistência técnica e extensão rural – ATER, mensais, são momentos de orientação prática quanto à necessidade de redirecionamento e/ou ajustes na transição agroecológica, tendo em vista as diferentes situações das propriedades acompanhadas. Assim, o aperfeiçoando das práticas vai sendo possível para o bom desempenho e o desenvolvimento técnico, econômico e social destas unidades para um maior retorno financeiro e organizativo.

Eixo 4 – ASSIM melhor ASSIM

Propõe a continuidade da ação de qualificação e fortalecimento institucional, da ASSIM, necessárias e importantes para que a organização continue contribuindo para o desenvolvimento da região, o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação tanto voltados para as ações da própria ASSIM, quanto para contribuir com as estratégias de comercialização dos produtos.

REALIZAÇÃO

APOIO