ASSIMASSIMASSIM
(81) 99130-3216
associacaoassimagroeco@gmail.com
ASSIMASSIMASSIM

EDUCASAN (Educação no Campo, Segurança Alimentar e Nutricional)

  • HOME
  • Case Studies
  • EDUCASAN (Educação no Campo, Segurança Alimentar e Nutricional)

APRESENTAÇÃO

O Projeto EDUCASAN (Educação no Campo, Segurança Alimentar e Nutricional): Em defesa dos direitos das crianças e adolescentes no campo visa o fortalecimento das escolas do campo, estimulando o protagonismo das crianças, adolescentes e dos professores, tendo a agroecologia como princípio norteador para formação das pessoas e integração das comunidades rurais do Marrecos, Cai-Cai e Distrito da Camboa.

Entre as atividades propostas está a realização de formações de aperfeiçoamento com os professores da educação do campo sobre metodologias específicas para educação do campo no qual o projeto irá comtemplar, além de formações sobre agroecologia no contexto inter, transdisciplinar e multidisciplinar na educação infantil.

Estão previstas ainda as realizações de oficinas sobre o beneficiamento de alimentos e alimentação saudável; agroecologia, identidade cultural e rural e os benefícios nutricionais dos alimentos como forma de promoção da saúde. Será ofertado ainda encontros de reforço escolar.

O projeto prevê ainda a construção de jardins e hortas sustentáveis nas escolas do campo atendidas pelas atividades, levando em consideração os espaços disponíveis para a instalação da horta e/ou jardim.

Os alunos participarão ainda de visitas culturais visando a promoção do fortalecimento da cultura pernambucana, no qual irá proporcionar as crianças a visitação a espaços que retratam a história do nosso Estado e na nossa região, oportunidades que muitos ainda não tiveram.

As atividades serão realizadas nas escolas de educação do campo de: Escola Municipal Antônio Mendonça, Escola Municipal Castelo Branco e a Escola Municipal Joaquim Bezerra.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver iniciativas para fortalecimento das escolas do campo, estimulando o protagonismo das crianças, adolescentes e dos professores, tendo a agroecologia como princípio norteador para formação das pessoas e integração das comunidades rurais do Marrecos, Cai-Cai e Distrito da Camboa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I – Proporcionar formações para professores, pais, merendeiras e familiares em alimentação saudável e agroecologia;

II – Ofertar formações sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente, no fortalecimento identidade cultural e rural, e ações contra o trabalho infantil;

III – Promover ações de fortalecimento com atividades pedagógicas das turmas multisseriadas e momentos de lazer para as crianças da educação do campo.

REALIZAÇÃO

APOIO