A equipe de Mobilização do Projeto Nos Trinques: Inclusão Produtiva e Consumo Consciente, realizado pela ASSIM, promoveu uma série de ações para o fortalecimento das Feiras Orgânicas, de atuação da instituição, ao longo do mês de Janeiro.
Em alguns espaços de comercialização foram realizadas panfletagens, com material institucional para a apresentação da ASSIM e do Projeto Nos Trinques. Em outros, foram realizadas oficinas com temáticas direcionadas a alimentação saudável e o envelhecimento ativo, além de degustação de receitas orgânicas. O trabalho envolve os/as idosos/as clientes das feiras orgânicas.
A primeira atividade foi realizada no Espaço Agroecológico de Setúbal, no Recife, com uma oficina para a produção de guacamole, ministrada por Cristina Petronni. Uma receita de um prato mexicano, com o preparado apenas com alimentos orgânicos. Por isso, essa é uma ótima opção de lanche saudável, já que os benefícios das frutas e hortaliças que utiliza são mantidos. O abacate é o ingrediente principal da receita e oferece as vitaminas A, C, E e do complexo B. Isso significa que é um poderoso antioxidante, ajudando a prevenir doenças e até alguns tipos de câncer, além de problemas cardiovasculares.
Na Feira Orgânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram promovidas duas ações. A primeira contou com uma panfletagem para a apresentação da ASSIM e do Projeto Nos Trinques. Além de garantir as compras, os clientes também degustaram uma receita saudável com pão de macaxeira e geleia de acerola e abacaxi. No segundo dia, os/as idosos/as participaram de uma roda de conversa sobre o uso das plantas medicinais. Nossa convidada foi Gizelda do CESAM – Centro de Saúde Alternativa de Muribeca, que trouxe além de dicas para o preparo, as prioridades de alguns chás medicinais. O artista Max Antonio encantou o público com grandes sucessos ao som do violino.
Os/as idosos/as clientes da Feira Orgânica da Torre, no Recife, participaram da primeira ação de mobilização desse espaço de comercialização. A programação contou com apresentação artística, panfletagem e a degustação de pão de macaxeira com guacamole. Em uma segunda ação, eles estiveram presentes na Oficina sobre o uso de plantas medicinais. Afinal, a forma correta para o preparo do chá conserva as suas propriedades.
Já no município de Lagoa de Itaenga, os/ as idosos/as, clientes da Feira Orgânica, participaram também de uma roda de conversa sobre o uso das plantas medicinais e a importância dos chás. Eles receberam as orientações para o preparo ideal e o aproveitamento das prioridades medicinais de cada planta. Momento para tirar dúvidas e aprender a forma correta para a colheita, propriedades e indicações dos chás medicinais. A apresentação cultural animou o público ao som de grandes sucessos do forró pé- de -serra.
A equipe de Mobilização também está cadastrando os clientes para a visita de intercâmbio às propriedades dos agricultores e da sede da ASSIM, previsto para o mês de Fevereiro. Oportunidade para a troca de experiências e para que eles vejam na prática a produção agroecológica.
As ações de mobilização e fortalecimento seguem nas feiras para o aumento do fluxo e fidelização dos clientes, com ênfase na presença dos/as idosos/as e a ampliação da clientela na área de comercialização desses espaços.