Apresentação
O ECOFEST é um Festival Gastronômico e Cultural, promovido pela ASSIM (Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidades do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos), na Comunidade de Marreco, Zona Rural do município de Lagoa de Itaenga- na Mata Norte de Pernambuco. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de Novembro e 1º de Dezembro de 2024.
A proposta é atrair turistas e impulsiona o comércio local, além de promover produtos regionais, estimular os negócios e promover a agricultura familiar de base agreocológica, gerando um ciclo sustentável de crescimento econômico, desenvolvimento territorial, integrando tradição e inovação.
O ECOFEST homenageia o saudoso Mestre Bio Caboclo, grande ícone da cultura popular na Zona da Mata de Pernambuco. O artista deixou um legado como mestre de maracatu rural, coco de roda e viola. Além de representar Lagoa de Itaenga no cenário cultural brasileiro, na qual a cidade recebeu o título de Capital Estadual do Coco de Roda, um reconhecimento a produção artística do Poeta Bio Caboclo.
O prato principal do ECOFEST é a Macaxeira, com a proposta de valorizar a gastronomia local. Na programação serão ofertadas oficinas gastronômicas para o preparo de receitas saudáveis a base da Macaxeira. Os visitantes vão conhecer os benefícios desse alimento e receber dicas para o preparo de macarrão colorido e coxinha com Macaxeira, entre outros pratos. Além de participar de uma Roda de Conversa sobre a Macaxeira e a Ancestralidade, para apresentar a relação desse tubérculo com os povos originários que vai além da alimentação.
O ECOFEST é um Festival para saborear o melhor da nossa gastronomia além de contribuir para a valorização da cultura popular, com muita música que destacam os talentos incríveis da nossa terra. Venha conferir essa festa de sabores e cultura que já conquistou Lagoa de Itaenga!
O ECOFEST é realizado pela ASSIM e tem o financiamento da Nubank e Elecnor, por meio do Projeto Ecoturismo 60+ Gerando Renda, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Lagoa de Itaenga.
PROGRAMAÇÃO ECOFEST
13h – Abertura
13h30 – Apresentação Cultural- Poeta Moacir (Violeiro)
14hs – Formação da Mesa com as autoridades
15hs – Lançamento do Livro de Receitas da ASSIM
15hs – Homenagem ao Mestre Bio Caboclo (in memoriam)
7hs – Recepção dos visitantes
8hs – Início da Feira Agroecológica
9hs – Apresentação Cultural- Poeta Bio Tomáz (Violeiro)
10hs – Realização das Oficinas:
Barro e Cultura – Jonatas Freitas
Oxente Confeitaria Funcional – Ana Márcia e Maria José
11hs – Oficina Gastronômica Baião de Três- Chefe de Cozinha Otávio Morais
12hs – Início da praça de alimentação para almoço
12hs – Apresentação Forró RJ Show
15hs – Apresentação Cultural Grupo Ciranda Caboclo
20hs – Apresentação Cultural Coco de Roda Grupo Caboclo
21hs – Show de Forró- Nando Farias
7hs – Recepção dos visitantes
8hs – Início da Feira Agroecológica
9hs – Apresentação Zé Dias (Cirandeiro)
10hs – Realização das Oficinas:
Macarrão colorido a base de macaxeira – Ozéias barbosa
Coxinha de Macaxeira – Elaine Rodrigues
Rodas de Conversa 01: Macaxeira e Ancestralidade (Maria Silva- Pesquisadora e Mestra em Direitos Humanos)
Roda de Conversa 02– Benefícios da Macaxeira (Carolina Helena- Nutricionista)
12hs – Início da praça de alimentação para almoço
12h – Apresentação Cultural Coco- Mestre Pita
14hs – Apresentação Cultural Walter Krás- Cover
15hs – Apresentação Cultural Maracatu Rural Leão Coroado
16hs – Lançamento do 2º CD do Grupo Ciranda Caboclo – Mestre Josivaldo Caboclo
17hs – Show Banda Fogo no Monturo
Homenageado
Com muito orgulho apresentamos o Homenageado do ECOFEST: o Mestre Bio Caboclo!
Pioneiro na participação dos folguedos da Mata Norte, o saudoso, Severino José de Souza, conhecido como Bio Caboclo, deixou o seu legado como mestre de maracatu rural, coco de roda e viola. Um verdadeiro precursor da cultura popular na Zona da Mata de Pernambuco.
Natural do município de Glória do Goitá, na Mata Norte, o Mestre Bio Caboclo consolidou a carreira em Lagoa de Itaenga, onde residia com a família. O talento vem desde a infância, observando o pai, Zé Caboclo, que cantava folhetos e versos de coco-de-roda nos festejos locais. Ele foi um poeta autodidata e se destacou na criação de versos de improviso. Dedicou mais de 50 anos a arte de cantar e improvisar.
Passou a ganhar notoriedade com a cantoria de viola, ainda aos 18 anos de idade, logo em seguida se dedicou a outras artes, como cantador de coco de roda e mestre de maracatu rural. Em sua trajetória, o poeta gravou vários CDs e produziu mais de 150 músicas autorais.
O legado de Bio Caboclo permanece vivo. Ele formou o Grupo Cultural Caboclo, que tem sua composição formado por filhos e netos, englobando o coco de roda, o maracatu rural, a cantoria de viola e a ciranda. O Grupo Cultural Caboclo compõe a Programação Oficial do Festival.
O Mestre nos deixou em fevereiro de 2022, aos 62 anos, em decorrência de complicações de um câncer no estômago. Na época, estava exercendo o seu primeiro mandato como vereador.
Prato principal
Poucos ingredientes são tão populares na gastronomia como a Macaxeira. Ela, que se relaciona aos mitos indígenas e à própria história do Brasil, será o Prato Principal do ECOFEST.
Para o território da ASSIM, a Macaxeira sempre foi uma cultura de subsistência e hoje ganha enorme versatilidade com a produção de pães, brigadeiros, coxinhas, pizza, bolos, chips, entre outras iguarias, pelas famílias que formam a Associação. Afinal, esse tubérculo é econômico e muito fácil de incluir nas receitas do dia a dia.
O objetivo do ECOFEST é promover a cultura local, impulsionar o turismo e destacar a importância da Macaxeira como um dos principais produtos agrícolas e culinários da região.
Prepare-se para uma jornada de sabores autênticos com um menu especial à base de Macaxeira. O visitante irá desfrutar de uma experiência gastronômica única, composta por uma variedade de pratos que promete encantar paladares e corações. O cardápio vária desde receitas salgadas e doces, petiscos, sobremesas, pratos principais, entre outras iguarias exclusivas da culinária da Comunidade do Marreco, em Lagoa de Itaenga.