Apresentação
O ECOFEST II é um Festival Gastronômico e Cultural, promovido pela ASSIM (Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidades do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos), pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na Comunidade do Marreco, Zona Rural do município de Lagoa de Itaenga, na Mata Norte de Pernambuco, que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2025.
O objetivo do ECOFEST II é promover a cultura local, impulsionar o turismo, e destacar a importância da gastronomia local, o prato principal será a Farinha, que é o alimento básico de algumas regiões de nosso país, com a proposta de valorizar nossa ancestralidade e apresentar a relação desse alimento com os povos originários, resgatando nossas origens indígenas.
Na programação serão ofertadas oficinas gastronômicas no preparo de receitas saudáveis a base de Farinha de mandioca. Os visitantes irão conhecer os benefícios desse alimento energético e receber dicas nas oficinas do preparo de receitas saudáveis como; Pissica, Farofa d’agua e algumas variações, entre outros pratos dessa iguaria.
O evento promove as manifestações culturais e gastronômicas, estimulando sua manutenção, propiciando que turistas e residentes vivenciem as tradições culturais, revitalizando a memória coletiva da comunidade, contribuindo para a valorização da cultura popular, com muita música e dança populares, onde se destacam os talentos do município e região do estado de Pernambuco
O Festival além de fomentar o turismo, e incrementar a economia local, gerando emprego e renda, na comercialização de seus produtos gastronômicos regionais, estimula pequenos negócios e impulsiona a agricultura familiar de base agroecológica, gerando um ciclo sustentável de crescimento econômico, integrando tradição e inovação.
As expressões culturais e costumes populares gastronômicos, gera um grande interesse turístico, e consideramos como um grande incentivo para dinamizar o novo destino que estamos desenvolvendo na Comunidade do Marreco, a “Rota Agroecológica de Pernambuco”, que vem fortalecendo a zona rural do município de Lagoa de Itaenga, através da ASSIM.
PROGRAMAÇÃO ECOFEST
13h30 – Abertura Oficial
14h – Apresentação Ricardo Show
14h30 – Formação da Mesa de Honra
15h – Exibição do Documentário
16h – Entrega das Homenagens
17h – Maracatu Leão da Floresta
9h – Roteiro da Rota Agroecológica de Pernambuco
11h – Oficinas Gastronômicas:
Psica e Farofa de Água- Macilene Ferreira:
Caldo de Taioba- Iracema da Silva
12hs – RJ Show
13h – Moacir e Bio Tomaz – Violeiros
14h – Sinhozinho- Forró
15h – Maracatu Leão da Floresta
16h – Paturi e Rouxinol- Emboladores
17h – 10Mantelados do Forró
9h – Roteiro da Rota Agroecológica de Pernambuco
11h – Oficinas Gastronômicas:
Cuscuz doce e panqueca tropical- Lídia Lira
Brigadeiro de Macaxeira- Ana Márcia
13h – RJ Show
14h – Manoel José e Ino Aguiar – Violeiros
15h – Lego do Coco
16 – Edilson Gomes e Tapogi- Emboladores
17h – Anderson Miguel- Ciranda
Homenageado
Maracatu de Baque Solto Leão da Floresta
Fundado em 05 de janeiro de 1992, o Maracatu de Baque Solto Leão da Floresta é uma das mais vibrantes expressões da cultura popular pernambucana. Originário da Zona da Mata Norte, berço fértil das manifestações tradicionais, o grupo preserva e difunde a força do maracatu rural, unindo o brilho das fantasias, a cadência marcante das loas e o encanto das alegorias que desfilam em cortejos repletos de cores, sons e símbolos ancestrais, com seu mestre José Inácio de Santana, conhecido como Xota do Maracatu.
Ao longo de mais de três décadas de história, o Leão da Floresta construiu uma trajetória pautada pelo respeito às tradições, pela valorização dos mestres e mestras da cultura e pelo compromisso de formar novas gerações. O maracatu leva às ruas e palcos a energia contagiante do baque solto, exaltando a identidade e a resistência da cultura popular de Pernambuco.
Com apresentações em sambadas, festivais e eventos culturais, o Leão da Floresta é reconhecido por sua autenticidade e pela potência de seu cortejo, que envolve público e brincantes numa celebração de raiz e pertencimento. Sua história é marcada pelo amor à cultura, pela união comunitária e pelo desejo de manter viva a chama do maracatu rural para as próximas gerações.
Prato principal
No coração da culinária nordestina, a farinha de mandioca ocupa lugar de destaque — e no Ecofest não poderia ser diferente. Versátil, nutritiva e cheia de história, ela é o prato principal da nossa festa gastronômica e cultural.
Mais do que um alimento, a farinha representa tradição, identidade e o trabalho das famílias agricultoras que mantêm viva a cultura da mandioca. Durante o Ecofest, o público poderá conhecer diferentes formas de preparo, degustar receitas criativas e valorizar esse ingrediente que une gerações à mesa. No Ecofest, a farinha é celebração: de sabores, de saberes e da força da agricultura familiar de base agroecológica.

