Hoje (19) foi dia de muito aprendizagem e troca de experiências. Realizamos mais duas aulas, do 2º ciclo de formação com os/as agricultores/as, do Núcleo de Produção Agroecológica do município de Tracunhaém. O encontro aconteceu na Associação de Nova Canaã e abordou os temas: Gestão da Produção, Associativismo e Cooperativismo.
De forma prática, os/as agricultores conheceram informações para o gerenciamento das suas propriedades. No segundo momento, eles/as aprenderam a diferenciar associativismo e cooperativismo.
Apesar de serem muito parecidas e até mesmo utilizadas juntas, essas áreas têm significados diferentes, com base na natureza dos processos. Os participantes aprenderam que o associativismo tem como finalidade a promoção de uma comunidade, para que ela tenha uma maior expressão política, social, econômica e ambiental. Enquanto que, o cooperativismo tem essencialmente o objetivo econômico. A formação foi marcada pela troca de informações.
Na ocasião, também foram entregues algumas tecnologias alternativas como o bastão de contenção, pluviômetro e pulverizador para serem utilizados nas propriedades desses agricultores.
A formação faz parte do Projeto Nos Trinques: Inclusão Produtiva e Consumo Consciente que é realizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e a Prefeitura de Lagoa de Itaenga e com o apoio de Daniel Law, @cartaoelo, @grupogr, @meta, @sicred, @nubank e @usiminas.oficial.