A ASSIM celebra mais uma conquista para o fortalecimento da Agroecologia! Inauguramos, no último dia 21, a primeira feira da Rede de Transição Agroecológica no município do Cabo de Santo Agostinho. A chuva corou essa conquista marcada pela resistência de homens e mulheres agricultores (as) rurais desse município.
O espaço de comercialização funciona na Praça da Bíblia, no centro do Cabo de Santo Agostinho, no horário das 7h às 13hs, sempre às quintas -feiras.
O coletivo é formado pela ASSIM, MST, Instituto Arapuá, Instituto Arapuá, Educação para o Campo, Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), com o apoio de algumas associações.
Mais de 25 agricultores estiveram presentes realizando a comercialização de seus produtos. Nas bancas estavam expostas as variedades de alimentos como tubérculos, hortaliças, frutas, produtos beneficiados, além de artigos como vassouras, mudas e plantas medicinais e ornamentais.
Na ocasião, foram entregues ainda cinco barracas, galeias e uma balança para o uso coletivo do espaço. A programação contou com uma tenda com serviços como aferição da pressão e glicose. A apresentação cultural animou a feira. Promovemos ainda uma roda de diálogo sobre a importância da Agroecologia.
A inauguração da Feira de Transição Agroecológica é uma das atividade realizadas pelo Projeto Nos Trinques: Inclusão Produtiva e Consumo Consciente que é executado pela ASSIM em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e a Prefeitura de Lagoa de Itaenga e com o apoio de Daniel, Cartão Elo, Grupo GR, Meta, Nubank, Sicredi e Usiminas.