Clientes idosos e idosas da Feira Agroecológica e Econômica da UFPE participaram, hoje (29), de um intercâmbio agroecológico para controle social no Sítio Machados, localizado na Comunidade de Marreco, em Lagoa de Itaenga. A propriedade pertence à família do agricultor Moisés, associado da ASSIM e um dos produtores que comercializam seus alimentos na feira.
O roteiro da visita teve início com um café da manhã, promovendo acolhimento e integração entre os participantes. Em seguida, os idosos conheceram a horta agroecológica e participaram de uma oficina prática de plantio, vivenciando de perto as técnicas utilizadas na produção de alimentos saudáveis.
Na casa de farinha, os participantes acompanharam e participaram do beneficiamento da macaxeira, vivenciando todas as etapas do processo de produção da farinha e do beiju, em um momento de resgate dos saberes tradicionais do campo.
Durante a programação, o técnico de Assistência Técnica e Extensão Rural, Igor Gonçalves, conduziu uma oficina sobre composteira doméstica, orientando sobre o reaproveitamento de resíduos orgânicos e o cuidado com o meio ambiente no cotidiano.
Ao final da visita, os idosos participaram de um almoço especial, com um cardápio exclusivo preparado pelo Sítio Vovó Carmelita, utilizando alimentos saudáveis, frescos e diretamente do campo, fortalecendo a conexão, a confiança e o diálogo entre quem produz e quem consome.



