O Projeto Ecoturismo- Guia para o Futuro tem como objetivo geral mobilizar e formar adolescentes e suas famílias, para introduzir o turismo rural pedagógico e agroecológico como oportunidade de ocupação e geração de renda, garantindo a inclusão produtiva, valorização do meio ambiente e da vida no campo. A iniciativa é realizada pela ASSIM e tem o financiamento da BASF, além de contar com o apoio do Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (FMDCA), de Lagoa de Itaenga.
A metodologia de trabalho visa a oferta de cursos de formação de curta duração. Ebtre as temáticas está a formação de adolescentes e jovens agentes guia do turismo; Turismo rural; comunicação na área de turismo; gastronomia; “turismo, educação e cultura” e sobre marketing e empreendedorismo.
Visando fomentar o empreendedorismo no campo será realizado o mapeamento dos empreendimentos locais através de uma consultoria especializada, numa perspectiva de aperfeiçoamento e formação do capital humano, bem como a qualificação e oferta dos serviços para atender as demandas emergentes, estruturando o território com vistas a exploração do turismo rural junto as famílias envolvidas no projeto.
Será ofertado as escolas da Rede Municipal de Ensino de Lagoa de Itaenga, localizada na área urbana e rurais, a oportunidade de realizar intercâmbio para a comunidade do Marrecos para o desenvolvimento de atividades voltadas para a agroecologia e a segurança alimentar, estimulando o turismo rural pedagógico além de fortalecer o processo de ensino aprendizagem através de uma manhã ou uma tarde no campo.
Outra atuação do projeto é a realização de campanhas educativas contra o trabalho infantil e em defesa dos direitos e deveres da criança e dos adolescentes e educação ambiental, no qual serão contempladas as escolas da educação do campo, próximas a associação, durante o período de execução das atividades.
O plano de trabalho ainda propõe a realização de um Workshop para sensibilização dos adolescentes e jovens para implantação e qualificação os micros empreendimento.
OBJETIVO GERAL
Mobilizar e formar adolescentes e suas famílias, para introduzir o turismo rural pedagógico e agroecológico como oportunidade de ocupação e geração de renda, garantindo a inclusão produtiva, valorização do meio ambiente e da vida no campo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Formar adolescentes e suas famílias para tornarem-se guias, com foco no turismo rural pedagógico e agroecológico como oportunidade de ocupação e geração de renda.
II – Desenvolver novos produtos e serviços como opções de lazer e entretenimento vinculados à execução do turismo rural com foco na população adolescente e jovem.
III – Apoiar e sensibilizar os micros empreendimentos de adolescentes e jovens no território da ASSIM para possibilitar a oferta serviços relacionados com a cadeia do turismo rural.